Neste novo livro da autora Camila Capel, o desafio escolhido foi a finitude terrena, marcada pela morte do corpo físico, baseado na experiência da própria autora como mãe. "Vamos falar sobre a vida? Desconstruindo tudo o que você aprendeu sobre morte" nasceu da Vontade (com V maiúsculo! Você poderá entender esse conceito ao longo do livro) da terapeuta e educadora de fornecer recursos para que pais pudessem lidar com a perda de alguém importante, não apenas para os filhos, mas também para si próprios.
A autora passeia por conceitos científicos, espirituais, pesquisas pessoais e todo universo emocional, aliados a suas perspectivas; segundo ela, só Inteligência emocional não basta, é preciso integrá-la à Inteligência do Coração. É nesse terreno que Camila espera adentrar junto com seus leitores em um caminho reflexivo e meditativo. Aliás, a meditação é a marca que rege os processos facilitados por Camila, por isso as práticas sistêmicas e meditativas têm forte presença na obra.
O instrumento escolhido para ajudar nessa experiência integral é o Modelo Acht, ferramenta autoral desenvolvida por Camila em seus atendimentos individuais, e que ela, agora, experimenta usar com os leitores por meio dessa obra composta de uma narrativa autoeducativa.
Mas para desconstruir, é preciso construir um processo, por isso, ela considera o livro uma grande experiência de construção de conhecimento individual e o dividiu em
3 seções PENSAR- SENTIR- QUERER
Dessa forma, Camila pretende caminhar com o leitor por todas as camadas constituintes do ser humano e o deixa livre para começar por onde e quando quiser. Ela entende que cada pessoa tem seu tempo para ingressar no universo sem fim chamado autoconhecimento e que os desafios que os filhos nos oferecem são, na verdade, o grande convite para ganharmos consciência de nós mesmos.
A escolha de organizar o conteúdo de uma forma não linear faz parte do que ela acredita ser essencial para que possamos ressignificar crenças e valores que carregamos sobre temas tão incômodos, como o que ela escolheu nessa obra. Caminhar pela tríade, pensar, sentir e querer, assegura- lhe percorrer todas as etapas necessárias para a construção do verdadeiro conhecimento.
Cada seção fala a partir de uma perspectiva: conceitual, sentimental e emocional; nesta última, leitores são instigados a acessar o que ela chama de Diário de Bordo, que é onde a experiência Acht acontece.
Ali, eles serão convidados a mergulhar em suas biografias e emoções. Exercícios de observação, reflexão, práticas sistêmicas e arte, tudo para promover a autoeducação e ajudá-lo a construir seus próprios significados sobre o tema. Nesse espaço também será possível acessar as meditações, conduzidas pela própria autora, em uma experiência digital de completa imersão, todas transcritas e também disponíveis em QR codes ao longo do livro.
O Diário de bordo foi a forma que Camila encontrou de pegar na mão de cada leitor para ajudá-lo em sua autocondução e auxiliá-lo na organização de seus próprios pensamentos.
Para ajudá-la a adentrar na esfera da Inteligência do Coração, ela convidou a profissional e amiga Anne-Françoise Kaufmann, treinadora certificada do Instituto Heartmath®, que, segundo Camila, sempre esteve conectada a ela em seus momentos mais desafiadores. Anne aceitou o convite e contribui com essa obra conduzindo, de forma gentil e amorosa, uma prática de Heartmath®, Coerência Cardíaca (disponível pelo Qr code).
Esta obra deve ser apreciada aos poucos. Além de poder começar em qualquer seção, você pode, também, permanecer nela por um longo período, até que os temas decantem na sua alma.
Cada capítulo é um microtema que, sozinho, já poderia servir para uma vida inteira. Assim, se decidir por comprá-lo, leve-o sem pretensão de respostas; aliás o objetivo de Camila é o de provocar muitas perguntas e reflexões para que elas movimentem a sua própria Vontade de compreender a VIDA cada vez mais.
“Quem tiver este olhar ampliado sobre o que é a vida e enxergar beleza, também, nas mortes, está convidado para embarcar comigo nesta pesquisa sobre as forças que atuam em nós e sobre as qualidades que nos tornam humanos.”
O convite de Camila é provocar perguntas, refletir, ressignificar, aprender e encontrar novas respostas em um caminho autoeducativo.
“Ao invés de respostas, provocar perguntas e trazer inquietações para que cada pai encontre a sua verdade e possa atuar de forma autêntica, fazendo da parentalidade um caminho de autoconhecimento. Mas, primeiramente, precisaremos desaprender... fazendo um reencontro profundo com nossa própria criança, através das memórias da nossa própria biografia.
Ali, encontraremos as chaves que abrem um precioso livro de respostas, aquelas certas para os nossos filhos. Porque cada ser humano é único e exige uma atitude diferente por parte de quem o educa É este o caminho proposto, o da autoeducação.
Inteligência emocional e espiritual se unem- pensar-sentir e querer atuando em equilíbrio - e o resultado é uma atitude educativa em coerência com o nosso coração. Quando nossos desafios não encontram respostas e nossa alma confia em uma sabedoria que rege a vida, somos convocados para exercer uma parentalidade criativa. Se você chegou neste ponto, talvez, a Parentalidade Essencial faça sentido para você”
Camila Capel é educadora de adultos e idealizadora do modelo de educação parental Parentalidade Essencial, que enxerga nos desafios da relação pais e filhos uma oportunidade de desenvolvimento mútuo. Seu objetivo é construir pontes entre educação e saúde e integrar o conceito de autoeducação dentro do Lifestyle Medicine, a Medicina do Estilo de vida. Seu primeiro livro é “A mala do Opa", que traz um relato da história real de perda vivida pela autora junto de suas filhas. Uma narrativa poética e lúdica sobre o tema do luto e que pretende ajudar adultos, crianças e jovens a criarem novas imagens sobre o tema da morte.
Crédito: Mana Gollo
Apesar de “A mala do Opa” ser um livro independente, "Vamos falar sobre a vida? Desconstruindo tudo o que você aprendeu sobre morte" o complementa. Ambos servem de ferramentas para adultos e crianças que vivem ou viveram esse tema tão difícil, mas tão intrínseco à vida.
Camila é educadora, terapeuta sistêmica especializada em constelação familiar e mediadora de conflitos. Facilita processos de auto desenvolvimento, Meditação e Mindfulness and Compassion.
Camila Capel
Autora
Instagram: @camila_capel
Site: www.camilacapel.com
© 2023 CAMILA CAPEL / Vamos falar sobre a vida? / Todos os direitos reservados.
© 2023 CAMILA CAPEL / A Mala do Opa Todos os direitos reservados.